Bem vindo à Clínica DE Psicologia Cognitiva

(11) 4108-2888

(11) 94862-2916

Ansiedade

 

O que é ansiedade, quais os sintomas, quando ela se torna um problema e como tratá-la.

 

O QUE É ANSIEDADE?

 

A ansiedade é uma emoção inerente ao ser humano, o que significa que todo indivíduo em algum momento de sua vida já sentiu-se ansioso. Porém, existe um ponto onde a ansiedade deixa de ser normal e passa a ser patológica,

 

Preste atenção aos comportamentos à seguir:
– esperar muito por um evento;
– ficar ligado no celular pra ver se aquela pessoa responde logo;
– contar os minutos pro expediente acabar;
– ter dificuldade pra dormir na véspera de uma prova ou de uma entrevista;
– sentir frio na barriga antes de uma reunião importante.

 

Nada disso tem a ver com SER ansioso como algumas pessoas podem achar, mas com sentir-se ansioso e o sentimento de ansiedade não é considerado um transtorno psicológico. Ao fim ficamos preocupados com algo de ruim que possa nos acontecer, nosso corpo entra em estado de alerta e começa a se preparar para um desafio, fato que explica as reações físicas:

 

• tensão muscular;
• boca seca;
• coração acelerado, dentre outros.

 

Até aqui, está tudo normal, não há com que se preocupar.

 

QUANDO A ANSIEDADE SE TORNA UM PROBLEMA?

 

A ansiedade tem origem em nossa forma de pensar. Ao interpretarmos os acontecimentos e as situações à nossa volta, damos significados que nos fazem sentir nervosos e preocupados. Quando nos sentimos assim constantemente, passamos a sentir ansiedade em excesso.

O excesso de ansiedade, pode causar uma condição psíquica denominada de Transtorno de Ansiedade. É um problema psíquico sério, caracterizado por sentimentos de preocupação, ansiedade ou medo que são fortes o bastante para causar prejuízos nos relacionamentos, no trabalho e nas atividades diárias.

 

QUAIS OS SINTOMAS DO EXCESSO DE ANSIEDADE?

 

Principais sintomas provocados pelo excesso de ansiedade:

– Medo: pessoas com Transtorno de Ansiedade supervalorizam o perigo existente nas situações e têm a sensação constante de algo ruim irá acontecer a si mesmo/ amigos /familiares, mas não sabe o quê.

– Insônia: provocada pelo pensamento acelerado e pela incapacidade de relaxar.

– Preocupação constante e demasiada: com a família, trabalho, relacionamento, dinheiro, com o julgamento dos outros, com seu aspecto físico e etc.

– Sintomas físicos: taquicardia, dificuldade de concentração (branco), irritabilidade, fadiga, tensão muscular, sudorese excessiva e desconfortos gastroestomacais.

 

TRATAMENTO PARA A ANSIEDADE

 

As pressões do dia-a-dia tendem a aumentar nossa ansiedade, as preocupações com o trabalho, a família, o relacionamento com as outras pessoas, preocupações financeiras e tantas outras que se somam. O estresse, muitas vezes, é expresso através da ansiedade.A psicoterapia é o recusro mais poderoso e eficaz para tratar da ansiedade.

A psicoterapia cognitiva comportamental vem, cada vez mais, imostrando resultados efetivos no tratamento da ansiedade. Durante o tratamento, o paciente adquire habilidades emocionais e comportamentais que o ajudarão a enfrentar suas barreiras, dificuldades e medos. Ao longo da psicoterapia a pessoa vai entender melhor como a ansiedade funciona e aprender modos de administrá-la. A psicoterapia vai enfocar tanto as causas como os sintomas da ansiedade, agindo sobre ambos.

 

Por Daniela Nanni