Bem vindo à Clínica DE Psicologia Cognitiva

(11) 4108-2888

(11) 94862-2916

Sem categoria

Comments: Nenhum comentário

As pessoas que tem agilidade emocional em seu dia a dia vão mais longe em suas vidas e carreira

Agilidade emocional é a competência do momento. Não basta ser empático, ter visão estratégica, ser comunicativo, criativo, saber gerir pessoas e negociar. O mercado busca agora profissionais que mostrem agilidade em lidar com suas emoções. Segundo a Dra. Susan David (psicóloga da faculdade de Harvard Medical School e CEO da Evidence Based Psychology), a maneira como administramos nosso mundo interno determinará até onde chegaremos em nossas vidas pessoal e profissional.

Susan diz: “A Agilidade Emocional é o processo que nos permite navegar pelas curvas e desvios do caminho da vida com autoaceitação, visão clara e mente aberta.” Em outras palavras, é a capacidade de gerir os conflitos emocionais sem perder o equilíbrio. Enquanto desbravamos nossas vidas, temos poucas maneiras de saber que rumo tomar ou o que virá pela frente. Não temos GPS para nos desviar de relacionamentos complicados ou programar rotas rumo à realização de nossos sonhos e metas. Mas nós temos as emoções.

Do amor à raiva, as emoções são reações aos sinais do mundo exterior. São elas que mantém nossa vida interior e nosso comportamento conectados com o cenário em que nos encontramos e que nos ajudam a sobreviver. De modo geral, as pessoas operam grande parte do tempo no piloto automático emocional, reagindo a situações sem estarem realmente conscientes de suas ações. Outras estão tão intensamente conscientes que desperdiçam energia tentando conter suas emoções.

A agilidade emocional tem a ver com relaxar, se acalmar e viver com mais propósito. Pessoas emocionalmente ágeis são dinâmicas, demonstram flexibilidade para lidar com o nosso mundo complexo e em constante mudança. São capazes de tolerar níveis elevados de estresse e suportar reveses por compreenderem que a vida nem sempre é fácil e não desistem de seus objetivos de longo prazo. Sentem raiva e tristeza, mas enfrentam esse sentimento com autocompaixão e aceitação.

A agilidade emocional não é uma competência inerente ao ser humano mas pode ser desenvolvida através da Psicoterapia Cognitivo Comportamental que promoverá mudança de comportamento. Uma nova maneira de agir que o ajudará a viver a vida que você deseja e a transformar seus sentimentos mais problemáticos em fontes de energia, criatividade e discernimento.

Por: Daniela Nanni
Psicóloga Cognitivo Comportamental

Compartilhar
Deixe uma resposta